10 Motivos para seu filho usar livros de colorir

103

Nestes tempos de pandemia, onde escolas e creches estão fechadas, é importante criar atividades para manter as crianças ocupadas. E que tal ajudar seu filho a aprender brincando?

Os livros de colorir são ótimos aliados para manter a atenção dos pequenos presa, dando um descanso necessário aos pais, porém, esses livrinhos não servem apenas para a distração, sabia?

Hoje vou te apresentar 10 motivos para você comprar correndo livros de colorir para suas crianças. E já deixo como dica um site onde você encontra diversos livros, ideal para várias idades, com preços bem em conta, basta clicar aqui.

10 Benefícios das crianças colorirem desenhos

  1. Melhoram as capacidades motoras – Manusear o lápis trabalha o movimento dos dedos, pulso, mão, o qual são essenciais para o treino da manipulação de objetos. O ato de colorir é importante para o desenvolvimento e enriquecimento da capacidade motora dos pequenos.
  2. Prepara as crianças para a escola – Atribuir a tarefa de colorir um desenho prepara a criança para a escola, ajudando a lidar com os futuros trabalhos de casa. Incentivando seu filho a colorir desenhos, você cria nele a responsabilidade de cumprir tarefas que lhe serão dada ao longo da vida escolar.
  3. Estimula a criatividade – Entregar uma folha com um desenho em preto e branco nas mãos de uma criança, pode não significar nada, porém, quando ela começa a pintar, tendo livre escolha das cores usadas e da forma como irá pintar, diz muito. Isso estimula a imaginação da criança que pode optar por pintar dentro das linhas ou fora delas.
  4. Melhora a caligrafia – Para pintar a criança precisa manusear o lápis de cor e fazer movimentos de preenchimento repetidas vezes, ajudando a melhorar a coordenação motora, levando a criança a aprender a escrever com mais facilidade.
  5. Noção de cores diferentes – As cores primárias são aprendidas na infância e as demais vem com o passar do tempo. Ao incentivar seu filho a colorir, ele irá descobrir que outras cores se formam ao misturar duas ou mais cores.
  6. Trabalha noção espacial e limites – À medida que a criança vai colorindo desenhos, ganha uma melhor noção do espaço e dos limites das linhas dos seus desenhos. Nesse sentido, aprende os benefícios da existência de uma estrutura, método e limites fora do ato de colorir.
  7. Melhora o sentido de autonomia, autoestima e autoconfiança – Terminar de pintar um desenho pode ser encarado como um grande desafio para a criança. Ao concluir a tarefa ela se sentirá orgulhosa de si, aumentando a autoestima e autoconfiança.
  8. Melhora concentração e coordenação dos olhos – A concentração e a coordenação dos olhos são muito importantes e deverão ser treinadas desde tenra idade para que sejam aprendidas e reforçadas ao longo da aprendizagem.
  9. Fomenta a expressão pessoal – Um livro de colorir em preto e branco nas mãos de uma criança coloca a imaginação para funcionar, levando-a a ganhar uma nova expressão visual e liberdade para colorir, dentro dos limites do desenho.
  10. Afasta o estresse e ansiedade – O ato de colorir é relaxante e ajuda a dispersar a ansiedade. É bom para manter a criança descansada e acalmá-la quando está ansiosa ou irritada.

Colorir livros é bom para crianças e adultos. Não é à toa que muitos adultos estão aderindo aos livros de colorir para adultos. Eu sou uma delas. Amo passar horas pintando, é extremamente relaxante.

Esse post é um publieditorial.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Escritora, Geek, amante dos livros, youtuber, apaixonada por animais e não larga uma xícara de café.