Como dar vermífugo ao seu gatinho?

198

Essencialmente, o vermífugo é um produto veterinário utilizado para proteger o seu pet de vermes e outros parasitas, como o Ancylostoma spp, o Toxocara spp e o Dipylidium caninum.

Apesar de a administração do vermífugo ser tão importante quanto a vacinação, muitos tutores ainda têm dúvidas sobre quais os tipos encontrados no mercado, quando e como aplicá-lo. Em vista disso, escrevemos este artigo para solucionar suas principais dúvidas acerca do assunto.

Quais são os tipos de vermífugos?

Injetável

Este vermífugo só pode ser administrado por um médico pois é necessário conhecimento técnico para calcular a dose correta. Além disso, a aplicação é realizada via subcutânea ou intramuscular, o que pede pela experiência de um profissional.

Em pasta

Se o seu gatinho não abrir a boca de forma nenhuma, o vermífugo em pasta pode ser a solução! O tutor deve aplicar a pasta na pelagem do animal e ele cuidará do resto lambendo. A quantidade de medicamento deve ser calculada de acordo com o peso do animal por três dias consecutivos. Consulte um médico veterinário para não haver dúvidas.

Pipeta

As pipetas de dose única são indicadas de acordo com o peso do seu gatinho. Para aplicá-la, o tutor deve afastar os pelos da nuca do animal. No entanto, o medicamento não deve ser administrado sobre a pele machucada ou via oral. 

Comprimido

Os comprimidos em dose única são destinados a gatos com peso de 4 a 5 quilos. Primeiramente, um comprimido deve ser administrado e, 15 dias depois, o segundo será ofertado. O ponto positivo deste tipo de vermífugo é que ele não necessita o cálculo de doses, se o animal se enquadrar dentro da faixa de peso mencionada.

Contudo, quando falamos sobre filhotinhos, precisamos direcionar uma atenção especial, pois, eles não atingem nem 500 gramas. Assim, é necessária a procura por vermífugos específicos.

Quando administrar o vermífugo? 

A primeira dose do vermífugo precisa ser administrada quando o gatinho atingir 30 dias de vida. Em seguida, mais duas doses devem ser fornecidas com um intervalo de 15 dias. Depois desse período, o veterinário pode recomendar que a vermifugação seja realizada uma vez por mês até ele atingir 6 meses.

Na fase adulta, a aplicação do vermífugo dependerá da rotina do animal. Afinal, um gato que costuma andar pela vizinhança está exposto a muito mais vermes do que um que não sai de casa. Assim, de forma geral, recomenda-se que a vermifugação seja feita com um intervalo de 3 a 6 meses.

Como dar vermífugo sem machucar o tutor e o gatinho? 

Principalmente no caso dos comprimidos, dar o vermífugo parece uma tarefa sofrida para o dono e para o pet. Entretanto, existem formas de deixar esse momento mais calmo para os dois.

Primeiramente, você pode procurar por comprimidos palatáveis, ou seja, que possuem um determinado sabor. Outra opção é misturar o medicamento com algum alimento que o seu gato goste muito. Além disso, você deve criar o ambiente ideal para que o bichano se sinta confortável:

  • Separe um tapete para que o gato possa cravar as unhas;
  • Chame-o de forma carinhosa e brinque com ele;
  • Segure a nuca do animal ou peça para alguém o ajudar com isso;
  • Oferte o comprimido para o gato com o auxílio de uma pinça;
  • Recompense o bichano depois que ele ingerir o comprimido.

O vermífugo é um medicamento imprescindível para que o seu gato esteja sempre saudável. Em função disso, não deixe de ir a um médico veterinário para que ele aponte qual é a melhor opção para o seu amiguinho e lhe instrua sobre como lidar com o método selecionado.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Escritora, Geek, amante dos livros, youtuber, apaixonada por animais e não larga uma xícara de café.