Dark: A série de explodir cérebros!

289

Com clima tenso e de muito mistério, a série alemã de ficção científica veio para deixar o espectador com diversos nós no cérebro e uma centena de perguntas!

Dark, a primeira produção alemã original Netflix, é uma série de ficção científica que tem tudo para virar a “nova Stranger Things” no quesito sucesso. Com seu clima de mistério e acontecimentos estranhos, a série foi comparada a Stranger Things e The OA, ambas séries de muito sucesso do streaming, que seguem essa mesma linha, porém com enredos bem diferentes.

No meu ponto de vista, as únicas semelhanças entre Dark e as duas séries citadas acima, são o clima de mistério e os acontecimentos bizarros. Dark é diferente e bem mais sombria que as outras duas produções. Eu só sei que é impossível não querer maratonar a série.

A questão não é onde. Mas quando

Tentarei explicar a trama sem dar spoiler a você. O interessante dessa série é ir descobrindo as coisas, junto aos personagens, então tomarei cuidado.

A série começa no ano de 2019, na cidade de Widen. Ao mesmo tempo que o jovem Erik (Paul Radom) está desaparecido, um pai de família comete suicídio e antes de morrer, ele deixa uma carta com a instrução de que deve ser aberta apenas no dia 04 de novembro de 2019 as 22:13h. Nem um minuto a menos disto.

Ou seja, já nos primeiros minutos do episódio, somos instigados a continuar assistindo à série para obter respostas. No decorrer da trama, perguntas e acontecimentos sem sentido nos prendem e nos levam a querer descobrir qual mistério está por trás da cidade e da usina nuclear que existe ali.

Onde Quando está Mike?

A série mantém um ritmo lento, sufocante e joga no nosso colo mais perguntas do que respostas. Parece um carrossel de informações. Num momento você acha que entendeu e no outro já deixou de entender tudo e fica ainda mais confuso do que no início.

Isso persiste até determinado momento, até que os produtores começam a nos dar respostas (mas não se anime muito) e você fica se perguntando como não viu aquilo antes. Em paralelo ao drama central, conhecemos e acompanhamos a vida de vários personagens que vão se mostrando a cada episódio.

A primeira temporada tem 10 episódios e cheguei no quinto quase desesperada por respostas. Minha cabeça estava a mil, vários nós no cérebro e simplesmente não consegui parar de assistir até chegar ao final, tamanho meu desespero.

Pontos Positivos e Negativos

O criador Baran bo Odar criou uma verdadeira obra prima no que diz respeito ao mistério. Por mais atenção que o espectador tenha, ficamos na dúvida sobre qual o assunto que a série aborda até isso ficar bem explícito. Tenho certeza que neste momento muitos já formaram várias teorias a respeito das perguntas não respondidas nessa temporada.

Outra coisa muito bem explorada na série é a fotografia. A direção de arte usa e abusa dos cenários fabulosos da cidade, da floresta e da usina. Tudo combina com o clima sombrio e tenso da série. A trilha sonora e a ambientação (roupas, carros, objetos, etc) também ficaram perfeitos.

O ponto negativo da série está nas mudanças entre passado e presente. Não na mudança de tempo em si, mas a forma como os personagens são apresentados me deixaram confusa (e os nomes não ajudam muito) para saber quem é quem. Isso atrapalhou um bocado o meu entendimento e por diversas vezes precisei parar e voltar um pouco para assistir novamente. Até acostumar e saber quem é quem leva um tempo.

Um série para explodir cérebros!

Dark é simplesmente fantástica. É aquele tipo de série que prende sua atenção, onde cada detalhe faz uma diferença absurda e se você piscar, perderá coisas importantes. Nós, reles mortais, ficamos ali, ávidos por respostas (que nem sempre vem) que estavam o tempo inteiro estampadas, bem na nossa cara.

O desfecho, apesar de ser genial, pode não agradar a todos por deixar várias coisas em aberto. A pergunta chave é respondida, mas muitas brechas são deixadas para uma segunda temporada que, espero eu, seja renovada chegue logo.

Se você gosta de mistério, ficção científica e muita coisa estranha, faça como eu, junte a família no final de semana e maratone Dark. Vale muito a pena.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

4.5 Ficção Científica

Dark, a primeira produção alemã original Netflix, é uma série de ficção científica que tem tudo para virar a "nova Stranger Things" no quesito sucesso. Com seu clima de mistério e acontecimentos estranhos, a série foi comparada a Stranger Things e The OA, ambas séries de muito sucesso do streaming, que seguem essa mesma linha, porém com enredos bem diferentes.

About The Author

Nerd, Geek, viciada em livros, youtuber, aspirante a jornalista, apaixonada por animais e nas horas vagas tenta ser engraçadinha.