David Bowie: Um ícone Geek Partiu

434

Foi noticiado ontem, dia 10, o falecimento do músico inglês David Bowie, causado por um câncer. Conhecido como o “Camaleão do Rock”, ele foi um dos músicos mais influentes e criativos do rock mundial. Entretanto, sua influência e atuação não se limitou à música. Além de ter muitos fãs geeks (como eu), Bowie também atuou na indústria de games e cinema. A família anunciou a morte em comunicado na sua página oficial no Facebook. Apenas dois dias antes, Bowie comemorou seu aniversário de 69 anos, no dia 8 de janeiro, com o lançamento do álbum “Blackstar”, o 25º e o mais recente trabalho de uma longa carreira. O vídeo já é um grande sucesso no Youtube, com mais de 8 milhões de views, e deve chegar facilmente nos 10, veja aqui.

Games

O legado de Bowie no mundo dos games foi curto, mas não a sua influência. O músico causou uma impressão inesquecível em todos os profissionais que trabalharam com ele em Omikron: The Nomad Soul.

Lançado em 1999 para PC e em 2000 para Dreamcast, “Omikron: The Nomad Soul” é o  primeiro jogo do estúdio Quantic Dream, que mais tarde veio a ganhar fama com: “Heavy Rain” e “Beyond: Two Souls”. Situado em uma cidade futurista, o game mistura elementos de quebra-cabeça, tiro e até mecânicas de luta, enquanto o jogador investiga uma misteriosa onda de assassinatos. Sim, o jogo pode ser baixado via Steam por módicos R$ 16,98 (só eu acho que vai bater recorde de downloads essa semana?). Bowie aparece no jogo como dois personagem, e claro, faz a trilha sonora.

Além de Omikron, foi postado em um fórum as semelhanças de Bowie com alguns personagens de games. O que não deixa de ser uma influência, tendo em vista a grande semelhança com o ícone. Existe uma lenda (brincadeira) na internet que diz que Bowie está em todos os jogos. Veja aqui.

bowie nos games

Também é digno de nota que Bowie é o pai de Duncan Jones, que é cineasta e diretor do filme Warcraft. O que os fãs da franquia não poderiam de forma alguma ignorar, e acaba sendo uma influência indireta de Bowie para o mundo dos games.

Bowie também jogava e afirmou que chegou até a se apaixonar brevemente por Lara Croft quando jogou Tomb Raider, até perceber que “ela não é real” (ele não foi o único).

O mundo dos games se manifestou perante a morte do artista, veja alguns tweets:

Hideo Kojima criador do game Metal Gear Solid  também compartilhou um tweet sobre Bowie:

O impacto de Bowie na cultura Geek/pop é inegável. A sua influência abrange o mundo da música, com álbuns como “Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”, “Station to Station” e agora “Blackstar”; cinema com seus papeis nos filmes: “O Homem que Caiu na Terra”, “Fome de Viver”, “Labirinto” e “O Grande Truque”; e claro o universo gamer. Até um livro foi escrito sobre essa influência e lançado em 2014, o livro David BowieLogo, não temos dúvidas de que ele fará muita falta.

E você, tem alguma música preferida do Bowie? A minha é Let’s Dance (fiz o post ouvindo). Conta pra gente a sua!

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

O MBA que se acha um eterno aprendiz, mas, adora um bom papo com café. Espero contribuir e aprender com as pessoas com quem convivo e pelos lugares por onde passo.