Extemporâneo de Alexey Dodsworth

76

Sabe aqueles livros explodidores de cérebros? É Extemporâneo! Os fãs de fantasia e ficção científica irão amar. O autor aborda, com maestria e de forma fenomenal, a teoria dos múltiplos universos. Difícil não achar que é tudo real…

Sinopse

O que você faria se nunca soubesse como, onde ou quando vai acordar? E se, cada vez que adormecesse, você se tornasse uma pessoa completamente diferente? “Todos os dias, você acorda e ao menos uma certeza serve de alento diante das inseguranças da vida: você tem um passado. […] E se eu insistir que tudo isso é mentira?”

Em Extemporâneo, somos conduzidos pelos diários fantásticos de uma personagem em eterna mutação que tem, na escrita, sua única chance de tentar se encontrar em meio às múltiplas realidades para as quais desperta, dia após dia. Entre um Brasil nazista paralelo, uma idílica Itália revisitada e uma Irlanda que pode não ser bem a que conhecemos, aventure–se pelas vidas de alguém que habita muitos corpos e busca a saída — ou ao menos um sentido — para o ciclo eterno de renascimento e de esquecimento ao qual parece estar condenado. Ou seria condenada?

Extemporâneo nos conduz pelo desafio de descobrir o que há de permanente no caos de um cotidiano em que ficção e realidade não são opostas. E cuidado ao acordar, pois, como diz nosso guia–autor: “o que acontece comigo também acontece com você. A diferença é que você não lembra.”

Resenha

Vou falar uma coisa a vocês: eu não dava nadinha por esse livro, mas Extemporâneo me surpreendeu muito positivamente desde suas primeiras linhas. Sei que o autor já escreveu outros livros, porém eu não o conhecia e não fazia ideia que sua escrita seria tão envolvente.

O que acontece quando o autor une dois gêneros que sou apaixonada (fantasia e ficção científica), escreve de uma forma que beira à realidade e mexe com meu lado escritora? O livro entra para a lista de favoritos do ano! Sim, meus queridos fofoletes, Alexey Dodsworth conseguiu me conquistar nas primeiras palavras de seu livro. Fantástico, em todos os sentidos.

Alexey trabalha muito bem o conceito de múltiplos universos, relatividade do tempo, viagens entre mundos e aproveita para fazer uma crítica sobre sociedade, religião e sistemas políticos. Tem coisas tão atuais na narrativa que me perguntei diversas vezes se é realmente um livro de ficção…

Teoria do multiverso?

Como escritora, já me peguei pensando de onde surgem as histórias em minha cabeça, como um personagem fictício (será mesmo?) consegue impor tanto suas vontades na hora em que estou contando sua história, e nesse livro, bem, Alexey fala sobre algo que desconfio… será que é real o que o personagem nos conta em Extemporâneo? Será que a teoria dos multiversos é verdadeira e existem várias “Thaisas” vivendo em outros mundos, de formas diferente? Entendeu como o autor consegue nos fazer pensar?

A leitura é deliciosa. Com uma narrativa ágil e linguagem que aproxima o leitor do personagem, Extemporâneo é aquele livro que só conseguimos largar quando chegamos à última página. Um tapa na cara da sociedade é o que ele é! Alexey desconstrói preconceitos, nos presenteia com personagens fascinantes e apresenta situações deliciosamente incômodas para nos tirar da zona de conforto. Se recomendo a leitura? Muito mais do que você possa imaginar! 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

5 Fantasia

Sabe aqueles livros explodidores de cérebros? É Extemporâneo! Os fãs de fantasia e ficção científica irão amar. O autor aborda, com maestria e de forma fenomenal, a teoria dos múltiplos universos. Difícil não achar que é tudo real...

About The Author

Escritora, Geek, amante dos livros, youtuber, apaixonada por animais e não larga uma xícara de café.