Jogo Perigoso (Gerald’s Game – 2017 Netflix)

360

Esse ano tem sido maravilhoso para os fãs de Stephen King. Várias obras do autor foram adaptadas e já tivemos dois filmes no cinema (It – A Coisa e A Torre Negra) e duas séries (O Nevoeiro e Mr. Mercedes) lançados. Agora fomos presenteados com mais um excelente filme baseado na obra do autor.

Jogo Perigoso é o mais novo filme Original Netflix, baseado na obra de mesmo nome de Stephen King. O filme dirigido por Mike Flanagan tem sido muito elogiado pelas críticas e pode ser considerado como uma das melhores adaptações de obras do autor.

Com uma atuação impecável dos protagonistas, fidelidade à obra original, direção fantástica de Mike e um clima de tensão e terror claustrofóbicos, posso afirmar que esta é a melhor adaptação do ano de uma obra do mestre do terror.

Um casal em crise

geralds-game-watching-master768-v32

A trama gira em torno de Gerald e Jessie, um casal de meia idade que está passando por uma crise em seu casamento. Para tentar salvar o que restou de seu relacionamento, o casal vai passar um final de semana em sua casa de praia, afastado de todos, para apimentar a relação com jogos sexuais.

Para realizar uma de suas fantasias, Gerald algema Jessie à cama e acaba sofrendo um ataque cardíaco. Sem vizinhos próximos para prestar socorro, Jessie se vê presa à cama, o marido morto estirado no chão e para piorar a situação aparece um cão rondando o corpo do marido para se alimentar dele. É assim que todo o terror começa.

Desesperada e tentando sobreviver, Jessie é atormentada por lembranças do passado traumático, acusações do presente, o perigo de ser atacada pelo cachorro faminto e a sensação de estar sendo observada.

Terror Psicológico

poltrona-GeraldsGame_-533x400

Toda a história se passa praticamente dentro de um quarto, com um único personagem e se o roteiro não fosse bom, a tendência seria termos um filme monótono. Para resolver essa questão, utilizaram uma estratégia de materializar os pensamentos de Jessie no corpo dos personagens. Ora Gerald expressava os pensamentos da protagonista, ora a própria Jessie fazia isso.

Intercalado a isso, a inserção de flashbacks deixou a trama mais ágil mandando embora a monotonia. Isso nos proporcionou conferir a brilhante atuação de Carla Gugino como Jessie e da Chiara Aurelia (interpretou Jessie adolescente) também.

A atriz conseguiu transmitir todo o teor de desespero e terror de sua personagem. A situação de Jessie deixa qualquer um desesperado, não apenas por estar algemada, sozinha e indefesa, mas por tudo o que a personagem passou em sua infância. Cenas fortes em um dos flashbacks me embrulharam o estômago.

Gostei muito de poder conhecer gradualmente a vida dos personagens. Jessie nos é apresentada de uma forma que leva o telespectador a sentir medo junto com ela, sentir empatia e acabar torcendo por sua vida. Já Gerald… conforme conhecemos o personagem, somos levados a pensar em muitas coisas, como por exemplo “será que conhecemos realmente quem está ao nosso lado?”.

A luta pela sobrevivência

tumblr_ox2xvcUa1a1vys6jro2_1280

O filme é desesperador do início ao fim. O teor de terror psicológico é tão claustrofóbico que me fez sentir como se existisse um peso no meu peito impedindo que eu respirasse. O pânico, o desespero, o terror e a luta pela sobrevivência é tão latente e tão intensa que nos sentimos ao lado de Jessie naquela cama.

Jogo Perigoso com certeza entrará para as melhores adaptações de filmes do King. Além de todo o clima de terror e tensão, o filme nos faz pensar e essa é uma marca do autor. Ele sabe muito bem explorar o medo em todas as suas nuances e leva seus leitores a refletir sobre essas coisas. Na adaptação, a luta pela sobrevivência e a superação de seustraumas é o ponto alto.

Resumindo, o filme traz um roteiro inteligente, atuações impecáveis, direção brilhante e nos surpreende com um clima tenso e cheio de terror que nos leva a pensar nas escolhas que fazemos no decorrer de nossas vidas por causa de traumas que vivenciamos.

Ficha Técnica

Data de lançamento: 2017 (EUA)
Direção: Mike Flanagan
Adaptação de: Jogo Perigoso
Música composta por: The Newton Brothers
Produtora: Intrepid Pictures
Roteiro: Jeff Howard, Mike Flangan, baseado no livro de Stephen King
Elenco: Carla Gurgino, Bruce Greenwood

Sinopse: Enquanto tentam apimentar seu casamento, o casal Gerald e Jessie, se isolam em sua casa do lago. Após uma tragédia Jessie deve lutar para sobreviver, enquanto está algemada a cama.

Easter Eggs

Jogo Perigoso

Mike Flanagan, diretor responsável, também dirigiu outros filmes de terror como Ouija (2016), Hush: A Morte Ouve (2016) e O Espelho (2013). O diretor tem ganhado visibilidade com seus trabalhos e encontramos alguns easter eggs em Jogo Perigoso:

1 – A cabeceira da cama é uma sósia da moldura do espelho amaldiçoado do filme O Espelho.

2 – O livro Midnigth Mass é o livro que Maddie Young, personagem principal do filme Hush: A morte ouve, estava escrevendo.

3 – Em um dos diálogos do casal, Gerald cita “Todas as coisas servem aos feixes” para Jessie. Isso faz referência a A Torre negra.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

4.5 Terror

O filme traz um roteiro inteligente, atuações impecáveis, direção brilhante e nos surpreende com um clima tenso e cheio de terror que nos leva a pensar nas escolhas que fazemos no decorrer de nossas vidas por causa de traumas que vivenciamos.

About The Author

Nerd, Geek, viciada em livros, youtuber, aspirante a jornalista, apaixonada por animais e nas horas vagas tenta ser engraçadinha.