Minha Resiliência de Thaisa Lima

400

Romance. Viver é aprender a conviver com a dor da perda, é desenvolver a resiliência.

Sinopse

 

Maria Clara é uma mulher marcada por seu passado. Um passado complicado que a jogou num universo sombrio e depressivo. Ela vive seus dias sem saber o que é esperança, imersa numa depressão profunda, usando uma máscara de “pessoa feliz” para disfarçar sua dor. Apesar de todo seu sofrimento, Maria Clara se reergueu e hoje é uma blogueira e youtuber de sucesso, conquistando fãs a cada dia.

Sem acreditar mais no amor e na felicidade, a vida lhe faz uma surpresa e apresenta Otávio, um homem que muda drasticamente a sua história. Será que Otávio finalmente trará a felicidade e vontade de viver que se perderam um dia? Ou será que ele irá destruir ainda mais os sonhos de Clara?

Repleto de reviravoltas e momentos marcantes, Minha Resiliência é uma história de amor, superação e perdas irreparáveis que levarão o leitor a acreditar em segundas chances e no poder restaurador do amor.

Link: Skoob | Comprar: Amazon

Resenha

Minha Resiliência é o primeiro livro publicado da Thaisa Lima e a temática central aqui é depressão e superação. O drama tem cenas engraçadas, tristes e calientes – escritas com leveza e sensualidade nas medidas certas. Justamente essas intercalações fazem com que você leia capítulo após capítulo sem se sentir desgastado.

Gostei bastante do livro por dois motivos: 1) a trama se passa em nossa terrinha alagoana e a autora ressalta alguns paraísos como o mirante da sereia e a cachoeira do anel; 2) geralmente os livros afastam muito a realidade da ficção (com situações que “acontecem só em livros e filmes”) mas aqui, Thaisa traz uma proposta de leitura que você se identifica ou lembra, no mínimo, de uma amiga que passou por aquilo.

O livro é narrado em primeira pessoa por nossa protagonista-narradora Maria Clara – uma mulher de atitude que banca a jaca, mas que é um pudim por dentro. Ela enfrenta uma desilusão conjugal, divórcio, aborto, morte de entes queridos… Situações que a levam a cogitar o suicídio. Ela conhece Otávio – um homem gentil e dono de um sorriso arrebatador que possui histórias e características semelhantes às dela. Eles vivem momentos únicos um com o outro, mas as coisas não saem bem como planejamos, não é mesmo?

A maioria dos capítulos traz Maria Clara como protagonista, mas alguns são dedicados a Otávio nos mostrando “o outro lado da moeda”. Em alguns capítulos, Thaisa colocou trechos de músicas que podem ser consideradas “a trilha sonora” naquele momento (afinal, quem nunca ouviu uma música e percebeu que acabaram de descrever o que você estava passando?).

Resiliência é a palavra chave!

Como se despedir de alguém que amamos tanto e não queremos ver partir? O livro me fez essa pergunta e eu, sinceramente, não sei responder.

Se a autora queria passar alguma mensagem através desse livro, acredito que seja:

  • As palavras carregam um peso considerável, são como flechas: uma vez lançadas, não há como voltar atrás.
  • Cuidado com as promessas. Todos nós carregamos cicatrizes. Não podemos mudar o passado, mas podemos fazer com que o futuro seja diferente e é no futuro que devemos focar.
  • As pessoas vivem como se fossem imortais ou escolhessem a hora de morrer, não valorizam de verdade a presença de alguém querido no dia a dia. Cada segundo que ficamos ao lado é importante, pois podem ser os últimos.
  • Mais importante que o primeiro amor, é aquele amor que não deixa o próximo vir.
  • Valorizem as oportunidades importantes, pode não haver segundas chances. Mas se por acaso houver possibilidade de tentar de novo, faça valer a pena.
  • Viver é se entregar, é muitas vezes atirar no escuro, é aprender a conviver com a dor da perda, é desenvolver a resiliência.
Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

5 Romance

Repleto de reviravoltas e momentos marcantes, Minha Resiliência é uma história de amor, superação e perdas irreparáveis que levarão o leitor a acreditar em segundas chances e no poder restaurador do amor.

About The Author

Professora de matemática e leitora apaixonada.