Moxie de Jennifer Mathieu

363

Uma leitura leve e engraçada, com momentos incômodos que nos fazem refletir muito sobre o comportamento de nossa sociedade. Sabe aquele choque de realidade? É Moxie!

Sinopse

Vivian Carter está cansada. Cansada da direção da escola, que nunca acha que os jogadores do time de futebol estão errados. Cansada das regras de vestuário machistas, do assédio nos corredores e dos comentários babacas dos caras durante a aula. Mas, acima de tudo, Viv está cansada de sempre seguir as regras. 

A mãe de Viv era dura na queda, integrante das Riot Grrrls nos anos 90. Inspirada por essas histórias, Viv pega uma página do passado da mãe e cria um fanzine feminista que distribui anonimamente para as colegas da escola. É só um jeito de desabafar, mas as garotas reagem. 

Logo Viv está fazendo amizade com meninas com quem nunca imaginou se relacionar. E então ela percebe que o que começou não é nada menos que uma revolução feminista no colégio.

Link: Skoob | Comprar: Amazon

Resenha

Garotas Moxie dão o troco!

Não, essa não é uma frase que incita à vingança. Essa é uma chamada à sororidade! A sororidade – uma palavrinha pouco conhecida e que está fortemente ligada ao feminismo – nada mais é do que a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. E essa palavra define exatamente do que se trata esse livro.

Vivemos um momento onde muito se fala sobre o feminismo, empoderamento e igualdade de gêneros. Infelizmente, em meio à constante luta (mais do que justa), é propagada muitas falácias e, são tantas besteiras ditas sobre o assunto, que nossos olhos e ouvidos quase sangram. Por isso, acho muito importante o acesso a materiais verdadeiramente informativos, que nos ensinam e mostram o que realmente é o feminismo e Moxie é uma dessas leituras necessárias.

Por ser um jovem adulto, a linguagem do livro é de fácil entendimento. A trama é tão próxima de nossa realidade que acho quase impossível que meninas (e meninos. Por que não?) não se identifiquem com alguma das situações que acontecem no livro. A escola, principalmente no ensino médio, é um pesadelo para a maioria das pessoas. Na vida de Vivvy não foi diferente.

Girl Power!

A autora trabalhou a trama de uma forma tão envolvente que acompanhar a vida desses personagens é tão gostoso que a leitura se torna super rápida e fluida. Existiram momentos que senti uma imensa vontade de entrar no livro e me juntar à causa das meninas, de quebrar a cara do Mitchell e gritar aos quatro cantos que aquela opressão precisava acabar. Me vi diante de situações tão constrangedoras (vivida pelos personagens) que cada uma das pequenas vitórias conquistadas por elas foi motivo de muita comemoração para mim.

Acreditam que os dramas adolescentes (leiam: egoísmo) nem me incomodaram muito? Isso é para você ter uma ideia de que a leitura realmente nos envolve.

Moxie é uma leitura necessária para todos. Seja homem ou mulher. Principalmente para as adolescentes que estão começando a descobrir o seu lugar ao sol e que precisam compreender que mulher não é um objeto para a satisfação do homem. Merecemos respeito e temos direito ao nosso espaço. Sou a favor de que essa seja uma leitura recomendada nas escolas! 

Moxie nos ensina sobre o feminismo, respeito, sororidade e igualdade de gênero de uma forma leve e ao mesmo tempo profunda, que nos mostra que dar as mãos para enfrentar juntas os problemas é uma ótima solução. A união realmente faz a força e nós, mulheres, podemos fazer toda a diferença para conquistar nosso espaço com o devido respeito que merecemos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

5 Jovem Adulto

Uma leitura leve e engraçada, com momentos incômodos que nos fazem refletir muito sobre o comportamento de nossa sociedade. Sabe aquele choque de realidade? É Moxie!

About The Author

Escritora, Geek, amante dos livros, youtuber, apaixonada por animais e não larga uma xícara de café.