Namoro a distância, isso dá certo?

1105

Na época em que comecei a usar internet (tempos difíceis com internet discada), namoro a distância era quase um tabu. Hoje as coisas mudaram bastante e é bem comum encontrar casais que moram em cidades diferentes. Mas, será que realmente isso dá certo?

Já tive alguns relacionamentos sérios que iniciaram através de um contato pela internet (inclusive um deles virou casamento), e a frase que mais ouvi na vida foi: “Namorar a distância? Isso nunca vai dar certo! Ele está te enganando.”

Ah internet, as vezes você é ingrata!

É, não sou tão velha assim, mas posso dizer que faço parte do time dos primeiros que se aventuraram a namorar pessoas de outras cidades que conheceu através de bate papos, orkut, facebook ou jogos online. Não é fácil lidar com a distância, mas isso não é um bicho de sete cabeças também!

A tecnologia facilitou muito a nossa vida e uma das vantagens dela, é permitir que conheçamos pessoas de outros Estados e até de outros países. Passamos tanto tempo conectados e conversando com essas pessoas que é quase impossível não conhecer alguém interessante por quem acabamos nos apaixonando. E é exatamente aí que as dúvidas surgem…

Como deve ser um namoro com alguém que mora tão distante?

Não vou mentir para vocês, mas a distância machuca. É difícil estar longe, pois aquele abraço faz muita falta em diversos momentos. Ter um contato físico é importante no namoro, mas será que isso realmente é um grande empecilho?

A saudade dói e dói mil vezes mais depois que você encontra pela primeira vez a pessoa e pode ter o tão sonhado primeiro beijo. É gente, não é fácil! Mas existem formas de amenizar essa saudade e aguentar até o momento do próximo encontro. Vou falar sobre isso mais adiante.

Para um namoro a distância dar certo é preciso ter consciência de que não poderão estar (fisicamente) juntos a todo momento, que vão sofrer com a saudade, que sinceridade e confiança são importantíssimas e que você precisa ter uma estrutura emocional para suportar tudo isso. Paciência, amor e determinação são as chaves para dar certo.

Não sei vocês, mas já ouvi muito o seguinte: “Namoro a distância é um namoro a três: você, seu namorado(a) e o(a) amante que está perto.” Já fui chamada de louca, de ingênua, de burra, dentre outras coisas, por confiar na fidelidade de meu (ex) namorado. Desde quando estar longe significa traição? Então, não existe traição entre casais que moram na mesma cidade? Trair é uma opção, esteja você longe ou perto! Confiança no outro é necessário em qualquer relacionamento.

g

Prós e Contras

Como tudo nessa vida, manter um relacionamento a distância tem seu lado bom e ruim. Nem tudo são flores e é preciso investir no relacionamento para ele dar certo, só tenha em mente que existem algumas diferenças.

O lado bom

  • Quando namoramos com alguém que mora longe, tentamos diminuir a saudade usando a tecnologia. Isso nos faz passar horas conversando com a pessoa (whatsapp, skype, facebook, games online) e é uma ótima forma de descobrir coisas em comum. Você precisa conversar, esse é o único meio de estar “perto” de quem você ama.
  • Com mais conversa, o namoro se fortalece porque vocês acabam virando amigos e a confiança vai aumentando entre um e outro.
  • O momento do encontro é sempre mágico. Você não vai querer perder tempo com brigas bobas, afinal, vocês tem poucos dias juntos para matar aquela saudade absurda. Você que nunca namorou a distância não faz ideia do quanto significa dar um beijo em seu namorado(a) depois de passar meses longe!
  • Vocês passam mais tempo juntos e fazendo coisas que gostam, juntos.

O lado ruim

  • Nem preciso dizer que a pior coisa é a distância, certo? Os kms que separam você da pessoa que você ama é torturante, devastador e machuca muito. Saber que não é possível ter aquele abraço e carinho no momento em que você mais precisa é frustrante e realmente destrói nosso coração.
  • A saudade torna-se uma companheira. A dor constante no peito pode gerar uma ansiedade e acabar desgastando o relacionamento.
  • A falta de confiança pode ocasionar brigas e tornar o relacionamento chato.
  • Pode acontecer de passarem por períodos sem comunicação (internet deu problema, está sem crédito no celular, sem dinheiro para ir a uma lan house) e isso é angustiante!
  • Mas o pior de tudo é não saber lidar com os problemas ocasionados pela distância e a falta de perspectiva para o próximo encontro (ou mesmo o primeiro).

Dicas para Manter o Relacionamento

Antes de dar início a um namoro a distância, pense bem e veja se você tem estrutura para isso. Se você já namora alguém de sua cidade e por algum motivo precisaram morar em cidades diferentes, esse não é o fim! Existem algumas formas de fazer seu relacionamento dar certo:

Sem neuras! – Não se deixe levar pelas preocupações ou por mitos como: “namoro a distância não funciona” e “Você está sendo traído”. Se vocês se amam de verdade, só precisam trabalhar juntos para fazer tudo dar certo.

Planejamentos e Economia – Se vocês moram em cidades próximas, se planeje para ir passar um final de semana com seu namorado(a) ao menos uma vez por mês e se a cidade for muito longe, comecem a fazer economias para programar uma viagem. Aproveitem os momentos que estiverem juntos, façam programas divertidos e leve as recordações para ajudar nos momentos em que estiverem separados novamente.

Confiança e Sinceridade – E aqui estamos num dos pontos mais importantes para seu relacionamento dar certo. A confiança é essencial em toda relação, mas principalmente em um namoro a distância, já que você não verá seu parceiro diariamente. Cuidado com o ciúme excessivo, ele desgasta o relacionamento. Claro que em alguns momentos as dúvidas surgem, e é aqui que entra outro ponto importante: a sinceridade. Trabalhem a sinceridade no relacionamento e tenha em mente que não é a distância física que vai fazer o respeito e o sentimento diminuir entre vocês.

namoro-a-distancia-saudade-650x350

Seja sempre sincero e façam coisas juntos

Façam coisas juntos – Mesmo estando longe, vocês podem fazer coisas juntos! Marquem para assistir filmes, séries ou ler o mesmo livro. O Skype está aí para ajudar vocês com isso. Essas ações fazem vocês se sentirem mais próximos, sem contar que gera assunto em comum para debaterem.

Não deixe de viver! – Sim, a saudade vai te consumir. Você vai querer ficar o tempo inteiro em frente ao computador ou olhando para o seu celular a espera de notícias, mas, não deixe de curtir sua família, dar atenção a projetos pessoais ou até mesmo sair um pouco com seus amigos. Isso te faz bem e ajuda a passar um pouco o tempo.

Converse Sempre! – Se algo te incomoda, ou te chateou, converse! Falar o que você está sentindo é primordial para manter o seu relacionamento saudável. Seu parceiro não está te vendo o tempo inteiro e não vai adivinhar o que está se passando com você. Ser sincero e conversar (não fazer DRs infinitas, por favor) é imprescindível num namoro a distância.

Use a Tecnologia – Namorar a distância é muito mais fácil hoje em dia com tantos recursos que temos disponível. Fazer videoconferências ajuda muito a matar um pouco a saudade e dá aquela sensação de proximidade. Manter contato por outros aplicativos também ajuda. Use bem o que você tem à sua disposição!

Planeje o futuro

Decidam como será o namoro – Conversar sobre os termos do relacionamento é importante. Definam sobre saídas, horários para comunicação, programas e até se o relacionamento de vocês será aberto ou não. Tudo precisa estar no agrado dos dois para um relacionamento feliz.

Façam Planos – A distância não será pra sempre, então é importante planejarem o futuro. Bom, estou falando sobre um relacionamento sério. É preciso pensar como vai ser o futuro: você vai mudar pra cidade dele(a)? Ele(a) vai morar na sua cidade? Vocês vão casar? Se os dois estão sérios no relacionamento, esses planos ajudam a superar algumas frustrações que possam surgir no período em que estiverem longe.

Apaixone-se pela escrita! – Isso mesmo, a escrita vai substituir o toque, o beijo e o abraço, então ela é a coisa mais importante em um relacionamento a distância. É através de suas mensagens de texto que você expressará seus sentimentos e te garanto que muitas vezes uma mensagem carinhosa de “bom-dia” alegra um dia inteiro da pessoa! Não precisa ser poeta para escrever textos românticos. Use carinho e sinceridade em suas palavras que será o suficiente para amenizar a saudade.

Envie Cartas! – Nos tempos de internet enviar carta tem futuro? Tem e muito!!! A internet ajuda na comunicação instantânea, mas nada se compara com receber um ‘pacotinho do amor’ pelo correio, com uma carta escrita à mão, mimos e o cheiro do seu amor! <3 Sim, você pode borrifar seu perfume na carta para agradar seu amor. Além de ser muito romântico é um gesto de carinho apaixonante.

Um namoro a distância dá certo sim, desde que ambos estejam dispostos a fazer da certo. Para o amor não existem barreiras intransponíveis.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Nerd, Geek, viciada em livros, youtuber, aspirante a jornalista, apaixonada por animais e nas horas vagas tenta ser engraçadinha.