Naruto: Anime vs Mangá, qual o melhor?

6013

Naruto é um dos animes que acompanho e que sou fã. Acredito que poucas são as pessoas que nunca ouviram falar nesse anime, já que o mesmo passa no canal SBT e está disponível no serviço de streaming da Netflix. Mas, para aqueles que não estão familiarizados com o anime, vamos às apresentações.

Naruto é o título de uma série de mangá escrito e ilustrado por Masashi Kishimoto. Conta a história de Uzumaki Naruto, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o líder máximo e mais poderoso de sua vila. A série é baseada em um one-shot de Kishimoto publicado na edição de agosto de 1997 da revista Akamaru Jump.

Kurama-Naruto

Naruto foi serializado na revista Weekly Shonen Jump da edição 43 de 1999 até a edição 50 de 2014, com os capítulos reunidos em setenta e dois tankobon pela editora Shueisha. Mais tarde o mangá foi adaptado para anime, que foi produzido pelo Studio Pierrot e Aniplex. Estreou no Japão pela TV Tokyo e outras emissoras TX Networks em 3 de outubro de 2002. A primeira fase teve 220 episódios, enquanto a segunda fase, chamada de Naruto Shippuden, estreou dia 15 de fevereiro de 2007 e vai ao ar até hoje. Além da série de TV, o Studio Pierrot desenvolveu dez filmes e vários OVAs. Outros produtos, como light novels, cards colecionáveis e vídeo games, também foram desenvolvidos por diversas empresas.

A Panini Comics é responsável pela publicação do mangá no Brasil desde maio de 2007. O anime estreou em janeiro de 2007 na Cartoon Network e em julho do mesmo ano no SBT.

Enredo

p

Não vou fazer uma explicação detalhada aqui da história para não dar spoiler para aqueles que só acompanha o anime e não sabe ainda da conclusão do mangá.

No dia do nascimento de Naruto, a vila de Konoha sofreu um ataque da Kyubi, a Raposa de Nove Caudas, matando muitas pessoas da vila. O Quarto Hokage (líder da vila), pai de Naruto, usou seu conhecimento dos selos especiais do clã Uzumaki para selar em seu próprio filho, a besta de caudas e isso lhe custou a vida. Naruto foi criado pelo Terceiro Hokage, porém, por ser um jinchuriki (hospedeiro) todos da vila o tratavam como um monstro.

Naruto cresceu sozinho, mas sempre teve o grande sonho de se tornar um Hokage, ser reconhecido por sua vila e assim tornou-se um ninja. Como gennin, junto com Uchiha Sasuke e Haruno Sakura (formação do time 7), os três seguem seus treinamentos e completam missões de diferentes níveis de dificuldade junto ao seu professor Hatake Kakashi.

Naruto_Forum_1200x630_v2

Bom, acompanhamos o crescimento e o treinamento dos ninjas (time 7 e todos os amigos de Naruto), os combates contra os inimigos da vila e o crescimento como pessoa de Naruto e outros personagens importantes. Se quiser saber mais detalhes do enredo, clique aqui.

Mangá ou Anime, qual o melhor?

NarutoAaahChegamos finalmente à parte principal desse post. Não me xingue, era preciso explicar um pouco o que parece óbvio para você que é fã do mangá assim como eu. Lembre que tem pessoas que não conhecem a história. O Anime e o Mangá tem suas diferenças. Na verdade, muita diferença!

Gosto muito de ler mangás, mas confesso que tenho uma certa dificuldade de ler em preto e branco. As vezes fico meio confusa com as imagens e não consigo identificar bem todos os elementos da cena, portanto, tenho um maior aproveitamento assistindo ao anime. Esse é o principal motivo da minha escolha por sempre dar preferência aos animes, mas no caso de Naruto não foi bem assim.

A história central do mangá é a mesma que se passa no anime. Não tem nenhuma diferença e a linha cronológica segue igualzinha ao mangá. O grande problema vem nos fillers… Meu Deus! São tantos episódios criados que fogem do arco principal que chega dar canseira! Para quem não sabe o que é filler, são episódios criados que não fazem parte do mangá que são usados geralmente quando existe uma pausa do mangá e não há a publicação de novos capítulos por algum período.

Ter um ou outro episódio que não faz parte do mangá é até comum e alguns são até interessantes de se ver (quando não fogem da história central), mas ter muitos? Isso fica cansativo. Por exemplo, cheguei no episódio da Quarta Grande Guerra Ninja e quando chegou no ápice da ação, desembestou a sair fillers (estão até agora) que eu fiquei louca. Por saber que o mangá encerrou e teve sua conclusão em 2014, a curiosidade para ver a história seguir também no anime é enorme. Quando percebi que os fillers infinitos continuarão por um bom tempo, deixei minha dificuldade de lado e fui ler o mangá.

Os fillers são ruins? Não, de maneira nenhuma! São legais de se ver. Tem coisas divertidas e complementam os espaços deixados no mangá. O grande problema está na curiosidade. Se você acompanha o mangá, vai querer saber como tudo vai se resolver, certo?

Naruto é um dos animes que eu recomendo que você assista sim, mas que leia o mangá se quiser saber como a história termina, pois pelo visto, os episódios extras irão longe… Boruto já está aí para matar nossa saudade de Konoha!

E você, o que acha? Qual é melhor, o anime ou o mangá?

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Nerd, Geek, viciada em livros, youtuber, aspirante a jornalista, apaixonada por animais e nas horas vagas tenta ser engraçadinha.