O Poço e o Coronavírus

530

Calma, esse post não será mais um entre os milhões de posts com possíveis explicações para o final do filme “O poço“. O longa espanhol de 2019 é um original da Netflix e desde o seu lançamento configura na lista dos Top 10 mais assistidos do Brasil. E por qual motivo um filme não muito extraordinário caiu nas graças dos brasileiros? A resposta é simples: porque ele retrata muito bem o nosso momento atual de isolamento social.

Para que você compreenda melhor sobre o que é o suspense de David Desola e Pedro Rivero, farei uma breve explicação. Trata-se de uma metáfora da vida em sociedade, falando da estratificação social e da condição de desigualdade provocada pela falta de solidariedade e o estímulo a competitividade que gera a opressão do homem pelo homem.

Como podem perceber, nada muito novo em obras cinematográficas/literárias. Quem é fã de ficção científica e distopias, está bem acostumado com governos opressores, revoluções, sistema falho e vidas destruídas. A grande questão de “O poço” está em sua estrutura e no momento propício de lançamento.

Coronavírus e o isolamento social

O tal poço é uma prisão vertical, com celas que se interligam por uma passagem central onde desliza uma plataforma cheia de comida, uma vez por dia. As celas são compostas por apenas 2 pessoas e quem está acima não se importa com quem está abaixo.

Há três classes de pessoas. Os de cima, os de baixo e os que caem.

Os prisioneiros vivem em isolamento, lutando diariamente por comida e por suas sanidades. O medo de não saber onde vai acordar no outro dia, nem com quem irá acordar ou os perigos que enfrentarão, assombra e toda essa semelhança com nossa atual situação pós coronavírus é com toda certeza um grande chamariz para levar os telespectadores à assistirem ao filme.

Fique em casa e siga as recomendações da OMS!

Eu gostei do filme e recomendo que assistam, desde que tenham estômago pra isso. O longa é carregado de tensão e momentos de violência, momentos repugnantes, que impactam de verdade. Se você ficar perdido com o final (como eu fiquei), recomendo que após terminar de assistir, confira uma explicação clicando aqui. Essa foi a que mais chegou perto com a explicação do diretor e tá super completa.

É momento de se cuidar, ficar em casa, ser solidário, cuidar de quem está no grupo de risco. E, pensando em esclarecer a todos sobre cuidados e afastar a enxurrada de notícias falsas disseminadas na internet, a drogaria São Paulo criou uma página com todas as informações sobre o Covid-19, com notícias atuais, vídeos explicativos do Dr. Drauzio Varella e como proceder diante da pandemia.

Lembrando que cerca de 80% das pessoas apresentam sintomas leves que podem ser confundidos com uma gripe, mas se você apresentar os sintomas abaixo, procure um hospital imediatamente.

  • Febre persistente por mais de 48h
  • Falta de Ar
  • Pele pálida ou azulada
  • Náuseas e vômitos
  • Sono excessivo e cansaço

Lave sempre as mãos, fique em casa e aproveite para colocar suas leituras, séries e filmes em dia!

Esse post é um publieditorial.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Escritora, Geek, amante dos livros, youtuber, apaixonada por animais e não larga uma xícara de café.