Conheça as principais séries de games que viraram livros

1156
Quem disse que livro e videogame não combina? Além de combinar muito, temos um excelente material no mercado editorial. Séries de livros baseadas em games tem surgido cada vez mais e isso é maravilhoso!
Em uma de minhas postagens  falei sobre as adaptações dos games para as telonas do cinema, hoje iremos conversar um pouco sobre a inserção desse universo na literatura.
A cada ano que passa mais e mais livros sobre games aparecem no mercado. Isso é fantástico, principalmente para quem é apaixonado por esse universo como eu. Existem muitos jogos (principalmente os MMORPG) que possuem uma rica história e merecem ser contadas em livros. Apostando nesse crescimento, as produtoras tem investido nesse mercado e ele tem dado muito certo.
Além de incentivar a leitura formando novos leitores, essas obras agradam até aos que não são fãs dos games e não conhecem a história do jogo. São ótimos livros de fantasia e muito bem escritos. Existem também as famosas fanfics baseadas nos games (livros de Minecraft, por exemplo) que também estão fazendo muito sucesso por aí.
Falarei hoje sobre as séries dos livros que contam a história original dos games e, para você que é fã e gosta de conhecer a história do seu jogo favorito a fundo, ler esses livros é algo essencial, pois neles você vai encontrar detalhes que não estão presentes no jogo.
Conheça as principais séries do mercado (todas com tradução para o português):

1 – Diablo III

Diablo3

Lançada no Brasil pela Galera Records, a série conta com 4 livros (A Ordem, O Livro de Cain, Tempestade de Luz e Livro de Tyrael) baseado no game Diablo III. A Ordem, primeiro livro da série que foi lançado no Brasil em 2012, conta a trajetória de Deckard Cain até 10 anos antes dos acontecimentos de Diablo III. A leitura desses livros é um complemento para quem joga um dos melhores jogos de RPG existentes no mundo.

2 – Assassin’s Creed

assassins creed

Também publicado pela Galera Records, a saga conta  com nove livros publicados aqui no Brasil, sem falar nas HQ’s. Escrito por Anton Gill sob o pseudônimo Oliver Bownden, teve Renascença, primeiro título da série, publicado em 2011 no Brasil. Os livros funcionam como um Spin-off do game e o autor tem total liberdade (concedida pela Ubisoft) para criação de suas histórias que podem ,ou não, estar inserida no jogo.
Os livros da série são:
  • #01 Renascença (2011)
  • #02 Irmandade (2012)
  • #03 A cruzada secreta (2012)
  • #04 Revelações (2012)
  • #05 Renegado (2012)
  • #06 Bandeira negra (2013)
  • #07 Unity (2014)
  • #08 Submundo (2015)
  • #00 Barba Negra: O diário perdido (2014) – Confira o vídeo especial.

3 – God of War

god

Bem, aqui não temos bem uma série. São dois livros lançados aqui no Brasil pela editora Leya, o GoD I e GoD II. As obras tratam da história que deu origem ao jogo, seguindo os passos de Kratos e do game, contando suas aventuras e um pouco das outras mitologias.

4 – Halo

halo

O game de ficção científica ganhou uma trilogia que foi publicada pela editora Planeta. Ainda não li esses livros mas quem leu afirma que acaba se familiarizando com o mundo de Halo como se o conhecesse a vida inteira. O autor escreveu também livros de Star Wars e Star Trek, então podemos esperar coisa boa. A trilogia é composta pelos livros: Halo Cryptum, Halo Primordium e Halo Silentium.

5 – World of Warcraft

livros-wowbrasil

A franquia Warcraft tem uma vasta lista de livros desse universo. World of Warcraft é o maior MMORPG do mundo e a história do game é riquíssima. São livros, HQ’s, Contos, livros digitais… Infelizmente, nem todo material foi traduzido, mas temos bastante coisa no mercado. Temos livros publicados pela Galera Record, editora Leya e editora Pixel. Estou torcendo para que a Blizzard traga para o Brasil todos os títulos da franquia.
Livros publicados no Brasil:
  • A Ruptura
  • Thrall: Crepúsculo dos Aspectos
  • Marés de Guerra
  • Sombras da Horda
  • Alvorada dos Aspectos
  • Crimes de Guerra
  • World of Warcraft: Crônica – vol 1
  • Durotan (Prequel do filme Warcraft)
  • Warcraft (novelização do filme)
  • Warcraft; Por Trás do Portal Negro (Guia ilustrado do filme)
 Confira o vídeo com a ordem de leitura dos livros aqui.

6 – Starcraft II

starcraft II

Temos dois livros publicados pela Galera Record sobre o universo de Starcraft, outro game das franquias da Blizzard. Ponto Crítico, o primeiro livro, fala sobre os acontecimentos que ocorreram no período entre o final da primeira expansão e início da segunda expansão de Starcraft II (Wings of Liberty e Heart Of The Swarm). É como um livro introdutório para Heart of the Swarm. No segundo livro, Demônios do Paraíso, conhecemos melhor a vida de Jim Raynor e sua luta contra a Confederação.
 

7 – Resident Evil

resident evil

Uma série com 7 livros que recontam os games e contém fatos inéditos que não fazem parte da cronologia da série. Lançado pela editora Benvirá com primeiro título de nome Conspiração Umbrella.
 
Além dessas 7 séries de livros de games, temos outros títulos dentro desse universo como: Bioshock 2, Gears of War, Need of Speed, Hitman, Mass Effect, Uncharted e Battlefield. A tendência é aparecer mais livros de games e eu, como uma boa geek adorooo!
 
E você, o que acha? Esqueci algum livro?
Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Nerd, Geek, viciada em livros, youtuber, aspirante a jornalista, apaixonada por animais e nas horas vagas tenta ser engraçadinha.