Resenha | Death Note (Filme 2017)

196

Death Note é um dos animes/mangás mais conhecidos no mundo inteiro e apesar de já ter 10 anos na estrada, a obra de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata carrega uma legião de fãs (e defensores) espalhada pelo mundo inteiro. Temas como mortalidade, justiça e livre arbítrio são abordados e o anime segue a linha investigativa com personagens intrigantes, inteligentes e com motivações obscuras.  O anime é complexo, cheio de momentos de tensão e as atitudes dos personagens mudam de acordo com suas intenções, deixando o leitor/telespectador envolvido com a trama. Infelizmente o filme da Netflix não tem esse mesmo foco.

Não sou lá muito fã de adaptações. Sempre fico com muito medo do resultado… e o meu medo não foi infundado com Death Note. Apesar de ser fã do anime, prometo que essa resenha será imparcial.

Death Note, o filme da Netflix

Death Note é um filme americano de suspense e terror de 2017 dirigido por Adam Wingard. É baseado na série de mangá homônima japonesa de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata. O elenco é composto por Nat Wolff, Keith Stanfield, Margaret Qualley, Shea Whigham, Paul Nakauchi e Willem Dafoe. O filme segue a história de Light Turner, um estudante do ensino médio que encontra um caderno sobrenatural chamado “Death Note“, no qual pode matar pessoas se os nomes forem escritos nele.

O filme foi lançado na Netflix em 25 de agosto de 2017.

Todo mundo aqui já está careca de saber que os fãs do anime odiaram o filme e acreditam que a adaptação está bem longe do que representa a obra original. Como fã preciso concordar com isso e dizer que as únicas coisas que se parecem com o anime é o caderno Death Note, o Ryuk e o detetive L. A interpretação  de Keith Stanfield ficou impecável, ele conseguiu assumir todos os  trejeitos característicos do personagem.

O que mais me incomodou no filme não foi o fato dele ter sido americanizado. Achei que isso seria um problema pra mim, mas por incrível que pareça não foi. O que mais me incomodou foi a superficialidade das coisas. Não encontrei traços da personalidade de nenhum dos personagens do anime no filme (salvo o L e Ryuk), o foco ficou no romance entre Mia e Light e o ponto principal que seriam os dilemas em decidir quem vive e quem morre por um simples ser humano, foi deixado de lado.  O roteiro não permite ao telespectador conhecer a fundo nenhum personagem, menos ainda as motivações para todos os acontecimentos no filme. Tudo é muito superficial e até confuso.

Onde está Kira?

A trama acabou virando uma perseguição policial (muito superficial e de rápida solução) esdrúxula, com um casal totalmente sem química (sem história e contexto) e um final que mais deixou dúvidas do que solução.

Preciso dizer que o que mais gostei no filme foi o L. Keith Stanfield conseguiu dar vida ao personagem, abraçou os trejeitos do detetive e isso me deixou muito a vontade com a obra. O mesmo não posso falar do Light, mas isso não foi culpa do Nat Wolff, ele trabalhou bem com tudo que tinha em mãos, a culpa foi realmente do roteiro. Não sou lá uma especialista em cinema e falo como uma telespectadora. Se eu que não entendo nada de crítica de cinema consigo enxergar isso… Senti falta da genialidade de Kira.

O filme é ruim? Sim! Quem nunca ouviu falar no anime consegue entender o filme? Mais ou menos. Fãs de Death Note irão gostar do filme? Não.

A obra é rasa mas é assistível. Para aqueles que nunca assistiram ao anime é uma oportunidade de conhecer do que se trata, mas se você for um fã, vá preparado para ter alguns surtos enquanto assiste ao filme.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

2 Suspense

Death Note é um filme americano de suspense e terror de 2017 dirigido por Adam Wingard. É baseado na série de mangá homônima japonesa de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata. O elenco é composto por Nat Wolff, Keith Stanfield, Margaret Qualley, Shea Whigham, Paul Nakauchi e Willem Dafoe. O filme segue a história de Light Turner, um estudante do ensino médio que encontra um caderno sobrenatural chamado "Death Note", no qual pode matar pessoas se os nomes forem escritos nele.

About The Author

Nerd, Geek, viciada em livros, youtuber, aspirante a jornalista, apaixonada por animais e nas horas vagas tenta ser engraçadinha.

  • LiteraKaos !

    Então. Eu comecei vendo o anime.
    Me apaixonei e virei logo fã.
    Achei esse filme beeeeem mais ou menos devido a ja ter visto o anime. Mas acho que pra quem não conhece, é como você falou. É bom!! huahuahua
    Parabéns pela dica!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com