Resenha| Reign: A História de uma Rainha

123

Estava eu gripada e em busca de uma série nova para assistir quando me deparei com Reign na Netflix. A princípio eu não fazia ideia que seria uma série histórica, mas como gosto de histórias com reis e rainhas resolvi dar uma chance. Não me arrependi.

Reign é uma série de ficção histórica que estreou em 17 de outubro de 2013 e transmitido pela The CW. Aqui no Brasil a detentora dos direitos de transmissão é a Netflix. A série possui quatro temporadas, sendo que 3 já estão disponíveis na Netflix.

Para quem gosta de séries baseada em fatos reais, com mulheres fortes como protagonistas, Reign é perfeita!

Sobre o que é Reign?

A série conta a história de Mary Stuart, Rainha da Escócia e seu caminho até o poder, iniciando com sua chegada à França ainda na adolescência e seu noivado com o Príncipe Francis. Acompanhada de suas quatro melhores amigas, Mary precisa sobreviver às intrigas, inimigos e forças obscuras que tomam conta da corte francesa.

Mary e suas quatro amigas

Mary e suas quatro amigas

Baseado na história real de Maria I, que foi rainha da Escócia de 14 de Dezembro de 1542 a 24 de Julho de 1567, e, do seu período na França com o Príncipe Francis, onde os dois se casam, conhecemos uma história repleta de intrigas, tramoias e luta pela sobrevivência dessa rainha tão jovem.

Mary foi coroada com 6 dias de vida e por sua legitimidade ao trono inglês, sua vida foi constantemente ameaçada. Tragédias, atentados e traições marcaram a vida da rainha, mas tudo isso a transformou na mulher forte e determinada que ela foi.

Mas, não é só de tragédias que Reign é feita! Acompanhamos a vida amorosa de Mary e o florescer de um amor tão lindo que ultrapassa todas as barreiras.

Uma rainha, três coroas

Nossa protagonista é Mary Stuart, rainha da Escócia, mas ela também é a herdeira legítima da coroa da Inglaterra e com seu casamento com o rei Francis, ela foi Rainha Consorte da França. Uma mulher detentora de três coroas, extremamente forte e inteligente.

Além de Mary, podemos conhecer também outras duas rainhas tão fortes e determinadas quanto ela: Elizabeth I, rainha da Inglaterra (e prima de Mary) e Catherine de Médici, rainha da França (Mãe de Francis). Também conhecemos a história de dois dos três casamentos de Mary: o primeiro com Francis (rei da França) e com seu primo Henry Darnley, de quem nasceu o herdeiro do trono Escocês e Inglês: James VI.

Rei Francis e Mary Stuart

Rei Francis e Mary Stuart

Ficção x História Real

Apesar de ser uma série baseada na vida real, nem tudo é mostrado à risca como aconteceu de verdade. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. É preciso ficar atento aos fatos não reais e não cometer erros históricos. Abaixo você pode conferir todas as diferenças da série para a vida real. Cuidado, se você ainda não assistiu todas as temporadas, é possível se deparar com spoilers.

Há diversas mudanças no enredo:

  • Mary não foi a um convento, como é mostrado na série, e sim passou sua infância ao lado de Francis e as irmãs dele na Corte Francesa
  • Francis não se envolve com nenhuma das damas de Mary
  • Francis era, na verdade, doente, frágil e baixo
  • Todas as quatro damas de companhia se chamavam Mary, este fato foi mudado na série para não gerar confusão
  • A relação de Kenna com Rei Henry é ficção
  • Claude Valois tinha aproximadamente 11 anos na época em que Francis reinava
  • Na série, Francis rouba a armadura de Montgomery e mata seu próprio pai, mas na realidade foi o próprio Montgomery que acertou o Rei Henry
  • Não há confirmação histórica sobre o estupro de Mary na França
  • Mary não estava com Francis durante a sua morte
  • Don Carlos e Robert Dudley foram de fato pretendentes de Mary
  • No regresso de Mary a Escócia, não houve um naufrágio, e os lordes sabiam do seu regresso.
  • Nunca foram encontradas evidencias da gravidez de Elizabeth I
  • Francis nunca sugeriu que Charles e Mary ficassem noivos, foram os tios de Mary que tentaram armar o casamento, o qual foi impedido por Catherine.
  • Alguns afirmam que o casamento de Mary e Francis nunca foi consumado, e que seu amor era fraternal
  • Na série, Rei Henry e Catherine de Médici tiveram 9 filhos, mas na realidade eles tiveram 12
  • Rei Henry teve 3 filhos bastardos, nenhum deles era Sebastian
  • Clarissa nunca existiu
  • Nunca existiu um Tomás de Portugal, o pretendente de Mary que aparece na 1ª temporada
  • Charles não ficou noivo de Madeline, e sim de Elisabeth da Áustria, e posteriormente casou-se com ela.
  • Catherine nunca assassinou Diane, ela morreu em seu château, por auto envenenamento.
  • O corpo de Francis não foi cremado , está na Basílica de Saint Denis.

Considerações

Apesar de não seguir a história à risca, a série desperta a curiosidade dos amantes da história. Eu mesma fui pesquisar mais sobre a vida dessa mulher e das outras rainhas também.

A série tem uma boa dose de drama, suspense, romance e possui uma fotografia linda. Os locais, figurinos e cenários são belíssimos e está tudo muito bem feito.

Um enredo empolgante, que prende o telespectador, regado à uma trilha sonora que combina perfeitamente com a série. Além de tudo isso, somos presenteados com a ótima atuação de Adelaide Kane. Está mais do que recomendado!

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Classificação
Enredo
Figurino
Atores
Fotografia
5 Histórica

A série conta a história de Mary Stuart, Rainha da Escócia e seu caminho até o poder, iniciando com sua chegada à França ainda na adolescência e seu noivado com o Príncipe Francis. Acompanhada de suas quatro melhores amigas, Mary precisa sobreviver às intrigas, inimigos e forças obscuras que tomam conta da corte francesa.

About The Author

Nerd, Geek, viciada em livros, youtuber, aspirante a jornalista, apaixonada por animais e nas horas vagas tenta ser engraçadinha.