Tá pensando que ser blogueiro é fácil?

877

Profissão “blogueiro” ainda não existe legalmente, mas ela tem crescido bastante e muitas pessoas tem aderido ao universo blogosférico. Criar um site, escrever textos com opiniões sobre determinados temas e publicar na internet, para quem está de fora, parece ser algo fácil e rápido, mas só quem já criou um blog sabe o quanto isso dá trabalho. Existe todo um processo trabalhoso por trás de cada postagem que você encontra nos seus blogs preferidos, sabia?

Quando me perguntam com o que trabalho e respondo que sou blogueira, as pessoas já me olham de canto de olho e a única pergunta que me fazem é: “tá, mas isso dá dinheiro?”. Acredito que todos os meus amigos blogueiros passam por isso também. Alou pessoa linda, todo trabalho rende dinheiro, mas no caso de um blog, a coisa não é tão simples; para ganhar dinheiro com blogs é necessário muito trabalho, dedicação e compromisso. Ah não ser que você seja uma pessoa abastada de muito dinheiro para pagar por infinitas propagandas, ter o bumbum virado pra lua e uma sorte do caramba pra começar o blog e ele cair nas graças do mundo do dia pra noite.

Quem é  blogueiro profissional tem seu blog como trabalho. Isso implica que algumas responsabilidades são exigidas para manter o blog ativo. Por trás de uma postagem (as vezes um texto aparentemente simples) existe um planejamento, um processo criativo, horas elaborando um texto, escolhendo imagens e a preocupação de passar uma opinião sincera e de forma que nosso leitor entenda o que queremos dizer. Afinal, um blogueiro é um formador de opinião e temos uma responsabilidade enorme nas costas.

laptop-602616_960_720

Deixa eu contar pra vocês como é a minha rotina. Blogueiro que é blogueiro trabalha 24 horas por dia e 7 dias por semana. Pelo menos comigo é assim. Mesmo quando saio pra me divertir estou trabalhando. Seja tirando fotos para postar no Instagram, seja anotando coisas para criar depois um texto, ou até mesmo gravando vídeos para fazer vlogs. O bom é que dá pra unir trabalho com diversão. Minha mente está a todo momento trabalhando. Nunca se sabe quando vai vir uma ideia pra um vídeo ou um post.

Bom, eu tenho 4 blogs e 2 canais no youtube. Você deve estar pensando que sou louca, certo? Não, eu não sou! 😀  Apenas amo o que faço e existe essa divisão dos blogs e canais porque cada um tem um público completamente diferente do outro. Mas, o que quero dizer com isso é que se ter 1 blog já é trabalhoso, imagina 4! Para cada um dos veículos eu faço um planejamento mensal. Faço um cronograma de postagens, escolho os temas para as publicações, horários que serão publicados. Isso inclui as redes sociais também (veja dicas valiosas para suas redes nesse link). Já cansou só de ler isso aqui?

Além do planejamento temos o trabalho diário. No meu caso tenho postagens de segunda a sábado nos blogs, então todo dia eu tenho que escrever no mínimo um texto pra cada blog. Isso inclui vídeos também, mas sobre os vídeos falarei daqui a pouco. Como também sou blogueira literária, para manter o blog com postagens eu preciso ler livros! Inclua mais esse item na lista de trabalhos diários…

Como não tenho dinheiro suficiente para comprar livros todo mês, preciso recorrer às parcerias com editoras e participar dos processos seletivos é bem desgastante emocionalmente. Mas esse assunto merece um post dedicado pra ele porque é um tema interessante e até engraçado. Acho que vocês não fazem noção do que nós passamos nesses períodos de seleção de parceria…

Todo domingo separo um horário para gravar os vídeos que postarei durante a semana. As vezes gravo 6 vídeos no dia e isso é mega cansativo. Daí vem a edição, depois o envio para o youtube, criação das thumbnails (fotos de capa). Tá, confesso que me divirto fazendo isso, mas dá trabalho!

Enfim, ser blogueiro é acordar com a mente trabalhando criativamente se preparando para escrever os textos. Planejar o mês, gravar vídeos, escrever postagens, tirar fotos, assistir/ler de forma crítica para formar sua opinião e passar para os leitores, divulgar o trabalho e aguardar ansiosamente que as pessoas leiam o que escrevemos… esperar mais ainda por um simples comentário que nunca vem… Essa é a vida de um blogueiro (de qualquer segmento). Então, antes de você vir me dizer que “eu não trabalho e passo o dia inteiro na frente de um computador jogando/lendo/assistindo”, repense um pouco.

Ah, se você acompanha algum blog, sempre que puder, deixe um comentário no texto que você leu. Isso é reconhecimento pelo esforço do blogueiro e uma forma de demonstrar carinho por ele. Nós, blogueiros agradecemos e ficamos muito felizes!

Total 3 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Nerd, Geek, viciada em livros, youtuber, aspirante a jornalista, apaixonada por animais e nas horas vagas tenta ser engraçadinha.

  • Tudo verdade, kkkkk, passo por essa rotina louca TB.

  • Alexandre Ribeiro

    Só li verdades! E ainda tem várias pessoas que nos mandam crescer e procurar um trabalho sério. E tantas outras que se tornam bloggers apenas para ganhar livros de graça. Trabalhamos 24/7/365. E é algo tao sério como qualquer outro.

  • Fácil não é mesmo, tem muito preparo, trabalho, suor e ainda tem que ouvir muita besteira! Mas isso dá dinheiro? Não! hahahaha

    Tem que ser feito por amor mesmo. Mantenho meu site por puro amor e assim vamos continuando, né? Adorei seu texto, só tem verdades.

    Thunder Wave

  • Dario

    O seu trabalho é maravilhoso! Continue!