Um Silêncio Avassalador de Lucas Barroso (Resenha)

332

Essa leitura é intensa, incômoda, machuca e faz o leitor sentir a solidão junto aos personagens. Os textos são tão fortes e reais que provocam um silêncio avassalador no leitor.

Sinopse

Os contos de Lucas Barroso mimetizam os sons de um universo assustadoramente semelhante ao nosso, que pulsa ininterrupto do lado de fora destas páginas, e onde a felicidade não passa de uma farsa, uma autoinvenção, que nos assombra justamente por sabermos de sua impossibilidade.

Nascer, crescer, morrer, degenerar. A vida como um processo de espera onde pessoas são meras engrenagens em que executam funções nessa dantesca linha de montagem que é a existência, pedaços de “carne argilosa, incrustada de ossos, fiações, buscando algo que nos faça ignorar os sentidos que criamos”. Lacunas ruindo, subjugadas por pressões com as quais não sabem lidar. Convenções sociais cruéis, o doloroso jogo das expectativas impostas subjetivamente, da idealização versus realidade.

Diante da impotência perante a vida, os vícios, seja o sexo, o álcool, a cocaína ou mesmo o que convencionamos chamar de amor, são apenas formas de silenciar a solidão, de abafar esse som ensurdecedor que o nada produz. Por isso, os personagens de Um silêncio avassalador, que somos nós, carregam sempre um vazio que buscam preencher desesperadamente, um vazio que reverbera esse silêncio avassalador em nosso íntimo, mas que nunca somos capazes de externar, pois há sempre um nó na garganta no meio do caminho.

Trecho da orelha escrita por André Timm

Link: Skoob | Comprar:  AmazonEditora Moinhos

Resenha

Quando li a sinopse de Um Silêncio Avassalador já imaginei que seria uma leitura com uma carga emocional pesada. Só não imaginei que fosse me deparar com uma leitura que provocasse tanto incômodo. Calma, não são coisas ruins, até porque dei 5 estrelas em minha classificação para o livro.

Um silêncio avassalador fala sobre o grande vazio existencial que existe em nós. Cada um dos personagens dos contos possuem uma solidão pulsante que tentam preencher de alguma forma e com essa busca desenfreada, muitas vezes o lado perverso e egoísta dos humanos vem à tona. Os contos são bem variados, a maioria aborda temas considerados “tabus”, mas que estão muitas vezes ao nosso lado e fingimos não ver.

Melancolia, tristeza, solidão, vergonha, excitação, sadismo… Os personagens vão mostrando suas motivações e sentimentos no decorrer dos textos e é tão palpável que o leitor pode se sentir como se fizesse parte daquela história.

Os contos são tensos, intensos e alguns até chocantes. Me senti incomodada com as atitudes de alguns personagens, torci por outros e na grande maioria tive vontade de abraçar o personagem e dizer pra ele que ele não está sozinho. Essa é uma leitura intensa em relação aos sentimentos que ela provoca.

A escrita de Lucas aproxima o leitor dos personagens. Ele consegue com maestria nos passar exatamente o que cada um de seus personagens sente. Nos mostrando abertamente os pensamentos de cada um deles, o autor provoca uma gama de sentimentos em seus leitores. Eu, particularmente, terminei a leitura pensando em qual seria minha reação diante dos acontecimentos apresentados… Pensando no que somos capazes de fazer com o próximo e como o ser humano pode ser cruel muitas vezes…

Super recomendo a leitura para você que gosta de contos e está em busca de histórias  que acontecem na vida real muito mais vezes do que possamos imaginar. O perigo mora ao lado…

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Classificação
Personagens
Enredo
Narrativa
5 Contos

Essa leitura é intensa, incômoda, machuca e faz o leitor sentir a solidão junto aos personagens. Os textos são tão fortes e reais que provocam um silêncio avassalador no leitor.

About The Author

Nerd, Geek, viciada em livros, youtuber, aspirante a jornalista, apaixonada por animais e nas horas vagas tenta ser engraçadinha.