Vale a pena assistir Orgulho e Preconceito?

887

Tenho o livro Orgulho e Preconceito de Jane Austen, mas nunca o li. Podem me julgar. Não foi falta de vontade de ler e sim, falta de oportunidade/tempo. Porém, de tanto que escutei o quanto o Sr. Darcy é maravilhoso, resolvi assistir ao filme e conhecer esse “homem fantástico”.

Orgulho e Preconceito é um filme britânico de 2005, do gênero drama, dirigido por Joe Wright , com roteiro baseado no livro homônimo de Jane Austen e com adaptação de roteiro de Deborah Moggach. Foi lançado em 16 de setembro de 2005 no Reino Unido e em 10 de fevereiro de 2006 no Brasil. Foi indicado em quatro categorias no Oscar.

O filme acompanha a história de cinco irmãs de uma família inglesa de aristocratas rurais lidando com questões de casamento, moralidade e preconceito. Keira Knightley interpreta a protagonista Elizabeth Bennet enquanto Matthew Macfadyen interpreta o seu par romântico Sr. Darcy.

prideandprejudice_97

Qual a história do filme?

A história acontece na virada do século 19, na Inglaterra rural. A família Bennet, que consiste nos Sr. e Sra. Bennet e suas cinco filhas – Jane, Elizabeth (Lizzy), Mary, Catherine (Kitty) e Lydia – vivem em relativa independência financeira em uma fazenda, Longbourn. Como Longbourn está destinada a ser herdada pelo primo do Sr. Bennet, Sr. Collins, a Sra. Bennet está ansiosa para que suas cinco filhas se casem antes da morte do Sr. Bennet. No entanto, Elizabeth, a personagem principal, está decidida a não se casar, a menos que seja compelida por um amor verdadeiro.

Sr. Bingley, um solteiro rico que vai passar uma temporada em Netherfield, uma grande casa nas redondezas, é introduzido à sociedade local em um baile, juntamente com sua irmã Caroline e seu reservado amigo Sr. Darcy. Bingley se encanta com a bela e gentil Jane, enquanto Elizabeth passa a ter antipatia por Darcy, depois que ele recusa friamente suas tentativas de conversa. A partir daí, os caminhos de Elizabeth e Sr. Darcy sempre se cruzam.

Pride-and-Prejudice-p

Vale a pena assistir?

Confesso que criei grandes expectativas a respeito do filme. Uma apaixonada como eu por romances de época e sendo um filme adaptado de uma obra de Jane Austen, deveria ser algo fantástico, surpreendente e mega apaixonante. Mas, estamos diante de uma adaptação e adaptações sempre me frustam.

O filme é lindo, é emocionante e vale a pena assistir, mas… e sempre tem um “mas”… senti falta de muitas coisas na obra. Senti falta de conhecer melhor o Sr Darcy. Com o pouco que foi revelado sobre ele no filme não deu para cair de amores por ele, e achar que nenhum outro mocinho da literatura de época possa superá-lo. Queria ter visto mais sobre ele, mais interação dele com Elizabeth, ver mais motivos para o desabrochar do amor entre os dois. Foi tudo muito superficial.

As paisagens encantam, o clima de romance encantam, mas pra falar a verdade, o único personagem masculino que arrebatou meu coração com a sua sabedoria foi o Sr. Bennet. Não terminei de assistir ao filme suspirando e o final (apesar de ser igual ao livro) foi um pouco frustrante pra mim. Tá, o Sr Darcy me encantou um pouco. Vamos ser justos aqui.

Sei que as coisas que senti falta no filme posso encontrar no livro e por isso acredito que uma obra complementa a outra. Apesar de tudo, a adaptação foi muito bem feita e está bem fiel ao livro. Recomendo que assistam, mas não espere uma obra muito profunda.

Total 1 Votes
1

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

3.8 Drama

O filme é lindo, é emocionante e vale a pena assistir, mas... e sempre tem um "mas"... senti falta de muitas coisas na obra. Senti falta de conhecer melhor o Sr Darcy.

About The Author

Nerd, Geek, viciada em livros, youtuber, aspirante a jornalista, apaixonada por animais e nas horas vagas tenta ser engraçadinha.