VII Bienal do Livro de Alagoas (Cobertura)

1287

Acho que para quem é apaixonado por livros como eu, um dos melhores eventos da vida é uma Bienal do Livro. Um dos meus objetivos para o ano que vem é ir à Bienal em São Paulo, mas já fiquei muito feliz em prestigiar a bienal que aconteceu aqui em meu Estado.

Dos dias 20 a 29 de novembro tivemos em Maceió a VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Durante esses 9 dias foram muitas atrações, palestras, apresentações, bate-papos, autores e artistas se apresentando. Com a temática Palavras, Sons, imagens: universos de sentidos, a feira agradou a diversos tipos e estilos de público.

Ontem estive presente no evento que aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió e junto com  Flávio Marcílio, Marcos FilipeDouglas Medeiros, na sala “Eu em trânsito”, batemos um papo sobre “Interfaces do pop na cultura jovem”. Foram 3 horas bem animadas, com uma discussão bem inteligente sobre cinema, animes, cosplay, livros, música, mangá e games. Todas as pessoas que estavam presentes foram bem participativas e o bate-papo foi gostoso e muito saudável. Fiquei feliz em ver toda essa interação do pessoal!

A feira em si estava linda! Vários estandes, muitas apresentações, muita gente visitando o local, comprando livros, objetos de arte, objetos geeks. Os estandes estavam bem distribuídos e tudo estava bem organizado. Só senti falta de uma melhor orientação para os locais do evento. Passei um tempinho procurando onde seria a sala da mesa redonda, até o Marcos vir me salvar…

A Bienal de Alagoas tem tudo para chegar ao patamar das bienais do Rio/SP e de Recife. Muitas pessoas não fazem ideia que exista bienal aqui em Maceió. Acredito que há pouca divulgação do evento. Eu só vi divulgação (e pouca) faltando uma semana para começar a bienal. Além disso, senti falta de estandes de editoras maiores, como Record, Arqueiro, Universo dos Livros, Companhia das Letras, Darkside, etc. Se houver uma maior divulgação do evento, acredito que o número de visitantes pode até dobrar. Que tal pedir ajuda na divulgação para blogueiros? Fica a dica para vocês…

Uma outra situação que observei foram os preços... Tudo bem que vi uns estandes com promoções bem interessantes, mas quando cheguei ao local eram livros de alfarrábio (estavam em ótimo estado), antigos,  mas esse não era o problema. A disposição na qual esses livros estavam, dificultava muito a escolha para comprá-los. Um amontoado de livros que não dava nem para saber o que tinha ali… Dificultando também a compra de quem estava com pouco tempo para permanecer no local. E os livros que são lançamentos, bem… esses estavam com os mesmos preços que encontramos nas livrarias. Qual o maior atrativo das bienais do RJ, SP e Recife? Livros com preços mais em conta. Em parte isso se deve às editoras estarem com seus estandes nos locais, por isso é importante (ao meu ver), mais editoras participarem do nosso evento. No meu ponto de vista, se não tenho um diferencial nos preços dos livros, é mais cômodo comprar pela internet ou até mesmo ir em um outro dia numa livraria onde poderei escolher meus livros de forma mais tranquila, certo?

Me diverti bastante ontem! Além da mesa ter sido um sucesso, foi o dia que marcamos o encontro dos booktubers nordestinos. Ah gente, como foi bom conhecer o pessoal que veio pra Maceió especialmente para esse encontro e para a bienal! E como foi bom rever os amigos! Passamos momentos felizes, falando sobre o que mais gostamos: livros! Aconteceu tanta coisa ontem que acabei esquecendo de tirar fotos da feira!

Gostaria de ter aproveitado mais da feira e de ter trazido uma cobertura melhor para vocês, porém, como não aprovaram minha credencial (por eu não ser jornalista) não tive acesso à área de imprensa para entrevistar os autores e artistas ou para fazer uma melhor cobertura das participações deles na bienal. Quem sabe na próxima?!

Foi um dia diferente, divertido e regado à muita cultura. E o que você achou da VII Bienal de Alagoas?

Total 9 Votes
2

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Nerd, Geek, viciada em livros, youtuber, aspirante a jornalista, apaixonada por animais e nas horas vagas tenta ser engraçadinha.