Então você tem um pet peludo e notou que os pêlos estão grandes demais? Algumas raças têm pêlos tampando a visão, as partes íntimas e patas. Então, chegou o momento de levá-lo ao salão (pet shop mesmo) e fazer a conhecida Tosa Higiênica.
Com benefícios que vão além da parte estética (visual), a Tosa Higiênica, é muito importante para a saúde do animal e para evitar alguns incômodos. Ela deve ser feita regularmente (geralmente a cada mês). Veja abaixo as principais partes que devem ser tosadas:
- Pêlos das patas – devem ser aparados para evitar que o animal escorregue e que fique úmida causando inchaços com fungos;
- Partes íntimas – a tosa feita nas partes perianal e anal evita que as fezes fiquem presas, causando odor e irritação no animal.
- Barriga dos machos – a tosa da barriga é especialmente para os pêlos dessa região não ficarem molhados de xixi.
Além dessas partes, pode ser necessário também a tosa dos pelos acima dos olhos e orelhas. Para algumas raças a tosa higiênica é indispensável. É o caso do Shih-Tzu, Schnauzer, Maltês, Poodle, Lhasa Apso, Yorkshire e Collie. Esses pets possuem grande quantidade de pelos, e a ausência da tosa pode proporcionar acúmulo de sujeira e muitos nós no pelo.
E o seu Pet, precisa desse tipo de tosa? Alguns acostumam-se tanto que até gostam do momento de ir ao “salão”.