Machismo Estrutural na Literatura Contemporânea

240

De uns tempos pra cá tenho me sentido muito incomodada com algumas leituras que tenho feito. Me sinto incomodada como leitora, consumidora, e principalmente como mulher. Fico triste ao notar como pensamentos machistas e sexistas se replicam constantemente na literatura, e o pior, em livros escritos por mulheres.

Eu sei – infelizmente – que somos ensinadas erroneamente que não existe amizade entre mulheres; elas são nossas rivais, sempre prontas para “roubar nossos homens”, trair, puxar nosso tapete, etc. Essa rivalidade feminina está entranhada em nossa sociedade desde que o mundo é mundo e ela é aguçada constantemente, pelas próprias mulheres, as que acreditam ser essa uma verdade universal. Quantas vezes você já ouviu que amizade verdadeira só existe entre os homens? Porém, deixa eu te contar um segredo: falta de caráter não tem sexo!

Existem mulheres machistas. É lamentável, mas é uma realidade. Anos e anos sendo doutrinada sobre ser essa a maneira correta de agir, provoca essa rincha, tornando comum atitudes que só diminuem outras mulheres. São pequenas coisas que passam desapercebidas no nosso dia a dia, que só replicam comportamentos errados.

Por exemplo, estou cansada de ver nos livros (e na vida real) amigas se tratando por apelidos – nada carinhosos – como “vaca”, “vadia”, “safada”, “piranha”… e todo um arsenal de palavras depreciativas, disfarçadas de “carinho e amizade”. Percebem como sempre estamos nos diminuindo? Por que não chamar a amiga de maravilhosa, linda, gostosa?

Nos ensinam que somos rivais

É muito comum, nos livros, as mulheres serem inimigas. Sempre tem uma ex maluca que aparece para ferrar com a vida da mocinha. Também é comum o cara gostosão pegar todas e exigir que a mulher seja só dele. Há também a velha atitude de tratar a mulher como vadia se ela for pra cama com um cara que acabou de conhecer… Eu gostaria de entender qual é o fetiche em o cara precisar ser sempre o dominador na hora do sexo. Homens não podem ser carinhosos? Homens não podem permitir que a mulher tome a frente na relação? Essas coisas tem me causado uma grande na hora da leitura. Sempre que leio, reviro os olhos de raiva.

Tenho observado muito essas coisas nos livros. Como autora me policio sempre a não escrever esse tipo de coisa. Crio mulheres determinadas (que foram machucadas, mas souberam dar a volta por cima), vivendo relacionamentos saudáveis, amizades sem toxidade. Quero quebrar esse ciclo podre, ou pelo menos tentar; valorizar a sororidade. Não somos rivais e podemos sim exaltar as qualidades umas das outras!

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Escritora, Geek, amante dos livros, youtuber, apaixonada por animais e não larga uma xícara de café.